• Comunicação do CRT-RS

CRT-RS em agenda com a Superintendência da Educação Profissional

Atualizado: Mar 2


A Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul - CRT-RS, esteve em agenda institucional na Superintendência da Educação Profissional (SUEPRO), em 12 de fevereiro, para tratar de assuntos pertinentes a educação profissionalizante. Acompanhada do técnico industrial e vice-presidente do CRT-RS, Luiz Antônio Castro dos Santos, deliberaram ações propositivas junto ao Diretor da SUEPRO, Luis André de Araújo Sasso, no sentido de nivelar e fortalecer a educação técnico profissional no Estado.


Com o propósito de estabelecer e executar políticas públicas e atuar em face do cumprimento das diretrizes da Educação Profissional, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da SUEPRO, firma a parceria com o CRT-RS nas ações de fortalecimento ao Ensino Técnico Profissional. Logo, o Diretor Superintendente mencionou as ações integradas e afirmativas entre a Superintendência e os Conselheiros dos CRT-RS nas escolas técnicas estaduais. E entregou ao vice-presidente Castro a relação das 160 escolas técnicas profissionalizantes do Estado, dentre elas, 27 técnicas agrícolas e uma Fundação.


O Conselheiro e técnico industrial Elemar Schneider destacou o papel fundamental dos Conselhos nas feiras e apresentação de trabalhos nas escolas técnicas estaduais, distribuídas em trinta coordenadorias regionais, como modo de incentivo à pesquisa.

A contribuição social do CRT-RS foi amplamente defendida pela conselheira Cleusa Maria Machado Cunha, como modo de estímulo e fortalecimento no processo de formação do técnico.


Por fim, a assessora técnica da SUEPRO, Sonia Lopes, informou que está em tratativa com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, com sede em Bento Gonçalves, para a formação à distância para cerca de novecentos professores bacharéis não licenciados que atuam nas escolas técnicas.

Também participaram da reunião o Diretor Técnico da SUEPRO, Francisco Carlos Soares dos Santos, e os Conselheiros do CRT-RS José Carlos Gularte Ferreira e Azildo Bristot.

86 visualizações