No dia 27 de julho de 2022, às 16h, na sede do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS), foi realizada a 6ª Reunião Plenária Extraordinária do ano, a primeira com a nova Gestão 2022-2026 nas dependências do Conselho. O evento contou com a Diretoria do Conselho, Conselheiros e funcionários e deu-se de forma mista, on-line e presencial.
Após a abertura oficial, o Presidente do CRT-RS Luiz Antonio Castro dos Santos informou que o Conselho está tratando de procedimento relativos a modificação das comissões e grupos de trabalho, uma vez que, houve troca de membros que as compunham. O presidente também relatou que foi criado o Grupo de Trabalho de reforma da futura sede do Conselho, que será responsável por reformar o imóvel já adquirido pela gestão anterior, no início do ano. O GT contará com a presença, além do Presidente, da Diretora Administrativa Cleusa Maria Machado Cunha, o Diretor João Francisco Silveira Martins e membros conselheiros. O objetivo, segundo Castro, é reinaugurar, agora com a readequação realizada, a sede o mais rápido possível.
Em seguida, conforme a pauta do dia, foi discutido pela plenária a solicitação específica de três profissionais, cujos casos foram abordados e deferidos pelos componentes. Neste sentido, a Plenária deferiu em favor do parecer da Comissão de Registro e Fiscalização. Seguindo a ordem dos trabalhos, foi debatido a presença do CRT-RS na Conferência Nacional dos Conselheiros Profissionais, que ocorrerá em Brasília. O evento é direcionado para planejamento estratégico, gestão, fiscalização e licitação, abordando também outros tópicos pertinentes a logística do dia-a-dia dos Conselhos Profissionais. A participação na semana do Técnico foi aprovada pela Plenária.
O Presidente Castro colocou em pauta para ser votado a criação de mais dois novos cargos de funcionários para fazerem parte do conselho. A razão é a necessidade de se enquadrar nas novas normativas do Tribunal de Contas da União (TCU), que estão sendo disponibilizadas recentemente. As funções de agente de contratação e assessor institucional. A plenária deliberou a favor. Ainda tratando de tema semelhante, Castro informou que o Conselho está a espera das novas normativas ministeriais do Governo Federal para por em prática a adequação de contratação de novos funcionários e adequação dos que já integram o Conselho. Comunicou também que será elaborado um plano de cargo e salários.
Em seguida, a Diretoria abordou detalhes de como será feita as eleições complementares do Sistema CFT/CRT-RS, que serão realizadas no dia 16 de agosto. Ela ocorrerá no mesmo procedimento da eleição anterior, com os mesmos locais de votação e mesma equipe. Foi convidado a todos conselheiros para participarem ativamente do evento e partilhada a informação que o processo está se encaminhando em normalidade.
Ao fim, o Vice-Presidente do CRT-RS, Elemar Schneider, informou a todos que na próxima quarta-feira (03/08), o Conselho realizará uma aula magna na Fundação Liberato Salzano, em Novo Hamburgo, a partir das 19h.
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