top of page

CRT-RS visita exitosos projetos de construção sustentável em São Paulo

  • Foto do escritor: Comunicação e Marketing
    Comunicação e Marketing
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura

Conhecimentos adquiridos vão ser base para estudos em andamento no RS



Como parte do  Workshop Intensivo Construção Sustentável – Inovação e Resiliência, promovido pelo Sinduscon Vale, o presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro, esteve em São Paulo entre os dias 7 e 9 de abril participando de visitas técnicas a projetos de sustentabilidade exitosos na cidade, como prédios históricos revitalizados, parques urbanos, edifícios corporativos, torres residenciais e complexos arquitetônicos industriais. Na oportunidade, Castro pode conhecer empreendimentos que mais favorecem a qualidade de vida urbana, com diversas práticas adotadas, incluindo aplicação de tecnologias e soluções para elevação do desempenho, sustentabilidade e incentivo à inovação, além de interagir e trocar ideias com especialistas locais, quando buscou inspiração para projetos importantes em curso no Rio Grande do Sul. “A missão empresarial foi um grande aprendizado que nos proporcionou uma visão abrangente de como valorizar e incluir com responsabilidade as questões ambientais e de sustentabilidade na construção civil, imobiliária e na infraestrutura urbana”, declarou.



Soluções de interação entre práticas de construção sustentável e a prevenção de enchentes e outras catástrofes, desenvolvimento urbano sustentável, com projetos de eficiência energética, uso racional da água e criação de cidades resilientes foram alguns dos conhecimentos adquiridos durante a missão na capital paulista.  



No primeiro dia, a comitiva visitou o histórico Edifício Martinelli, um exemplo de revitalização urbana que vem contribuindo para valorização do centro da cidade e promovendo sustentabilidade e mobilidade urbana, e também um mega complexo arquitetônico que reúne luxo, tecnologia e muitos princípios de sustentabilidade situado em um antigo complexo industrial. Já no segundo dia, visitaram outro exemplo de urbanismo sustentável, com ênfase em soluções integradas de drenagem urbana, áreas verdes e eficiência energética, e uma obra de torre residencial também com soluções de eficiência energética, uso de materiais sustentáveis e alta tecnologia. Um parque urbano projetado para promover a resiliência climática na cidade, com soluções de drenagem sustentável como jardins de chuva e lagoas para retenção de águas pluviais também foi destaque nas visitas.  


Base para projetos da educação profissional técnica gaúcha


O presidente do Conselho explicou, ainda, que “todos os conhecimentos adquiridos vão ser base importante para nossos estudos na área da educação profissional e tecnológica, em especial para os diversos cursos que têm relação com a construção civil, não somente com o curso de técnico em edificação mas também nas áreas do gás, elétrica e de tratamento de água e resíduos, contribuindo para uma melhor integração com a realidade e as necessidades do mundo do trabalho”.



Nesse sentido, Castro adiantou que já existem duas propostas em fase de consolidação. A implantação do Instituto Federal no importante pólo industrial da cidade de São Leopoldo, com o curso de técnico em edificações. Enfatizou que este profissional tem, hoje, a possibilidade de atuar em mercado muito expansivo, em real crescimento na região dos vales dos Sinos, Paranhana, Caí e Taquari. 

Outro projeto em estudo é a criação de uma Câmara Temática da Construção Civil, com a participação dos sindicatos e entidades empresariais buscando a integração e a valorização do ensino técnico profissional e tecnológico.

 
 

Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul

Avenida Borges de Medeiros, 328 - Sala 163 - Porto Alegre/RS

(51) 3014 9300, 0800 191 2319 - CNPJ 32.533.415/0001-17

bottom of page