top of page
  • Foto do escritorComunicação e Marketing

Diálogo e o intercâmbio marcam reunião do Fórum de Presidentes


O diálogo e o intercâmbio de informações marcaram o encerramento da 27ª Reunião do Fórum de Presidentes do Sistema CFT/CRTs. No encontro, realizado nesta quinta-feira (7), na cidade de Foz do Iguaçu (PR), os gestores do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) debatem questões no âmbito dos processos de gestão, analisam propostas ligadas ao exercício legal da profissão e alinham estratégias de ação para o próximo ano.


Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do CFT, Solomar Rockembach, e foram prestigiados pelos demais membros da diretoria e presidentes dos conselhos regionais que abrangem as 27 unidades da Federação. A coordenação do Fórum de Presidentes também é formada pelos presidentes do CRT-04, Waldir Aparecido Rosa (coordenador), do CRT-RJ, Gilberto Palmares (coordenador-adjunto) e do CRT-01, Marcelo Martins Guimarães (secretário).

Na avaliação do presidente do CFT, a última reunião do Fórum de Presidentes, em 2023, foi eficiente e produtiva. “Conseguimos vencer a pauta com diálogo e debates produtivos, sempre em defesa dos técnicos industriais e proteção da sociedade”, afirma Solomar Rockembach.



Entre os encaminhamentos ficou acertada a elaboração de um documento conjunto que será entregue no Palácio do Planalto. Na audiência, agendada pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), entre todos os Presidentes Regionais com o vice-presidente Geraldo Alckmin, será reforçado o pedido de criação da Caixa de Assistência dos Técnicos Industriais. A minuta do projeto de lei já foi entregue ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e aguarda parecer jurídico.


Para o Presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos, “a criação de uma linha de crédito para os Técnicos Industriais representa um importante fomento para a economia do país, pois trará aos profissionais a oportunidade de empreender em suas áreas. Acreditamos que os incentivos à industrialização nacional gerará empregos e desenvolvimento para a sociedade brasileira”.



O Fórum de Presidentes também discutiu as prerrogativas dos técnicos industriais nos sistemas de refrigeração e gás inflamável, bem como o avanço da fiscalização educativa e orientativa no setor público e também na iniciativa privada.

16 visualizações0 comentário
bottom of page