• Comunicação do CRT-RS

Diretoria Executiva e Conselheiros se reúnem para 2º Reunião Plenária Ordinária do CRT-RS



No dia 11/07, às 14h, no Centro Histórico de Porto Alegre, a Diretoria Executiva e os Conselheiros do CRT-RS realizaram a 2º Reunião Plenária Ordinária do Conselho. Estavam presentes na mesa o Presidente em exercício Técnico Industrial Luiz Antonio Castro dos Santos, o Diretor Administrativo Técnico Industrial Ernani Luiz Vittorazzi de Freitas, o Diretor Financeiro Técnico Industrial João Francisco Silveira Martins, o Conselheiro Federal do CFT Técnico Industrial João Abelardo Brito e o Conselheiro Federal Suplente do CFT, Técnico Industrial Marcelo João Valandro Dutra da Silva.


A reunião iniciou com as palavras do Presidente Castro, comunicando que no dia anterior (10/07) foi elaborada com sucesso a primeira reunião das comissões. Depois do rito cerimonial e escuta dos hinos oficiais, foi solicitado aos coordenadores relatassem como foram as reuniões.


O Conselheiro Técnico Industrial Elemar Schneider, Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, relatou que o grupo optou por se organizar como uma gestão horizontal, ainda que, ele ainda conserve a responsabilidade de responder pela comissão. Destacou que é necessário valorizar a educação, principalmente os menos favorecidos, e a necessidade de desmistificar a ideia de que a profissão de Técnico Industrial é uma atividade mais relacionada ao gênero masculino, tendo de ser criadas estratégias direcionadas a atrair mais mulheres para o exercício. O Conselheiro anunciou que já está sendo preparado o primeiro trabalho prático da Comissão, uma proposta de evento para a Mostratec, que logo mais será apresentado para a Diretoria. Segundo o Técnico Industrial Schneider, este é um trabalho muito relevante, uma vez que, "A Mostratec é nossa Copa do Mundo".


Logo em seguida, o Conselheiro Coordenador da Comissão de Ética Profissional Flávio Pezzi, fez uma exposição sobre o trabalho desenvolvido no dia anterior pela equipe de sua Comissão. Informou que, juntamente aos outros Conselheiros, foi elaborada uma retrospectiva histórica da criação e da origem do código de ética dos profissionais técnicos industriais, sua origem no Sistema CONFEA/CREA em 1971, sua atualização em 2002, até a adoção do código de ética do CRT-RS em 23 de junho de 2018. O Coordenador adicionou que, durante a reunião, também foram estabelecidas metas de trabalho e estudadas diretrizes que regram a conduta ética do Conselho.


O Relator da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, o Técnico Industrial, Vinicius Gonçalves Sinnott, fez uma apresentação resumindo como foi a atividade de sua comissão durante a reunião ordinária. Relatou que ainda é necessário o análise total das contas, contudo, o processo já está em curso. Foi compartilhado o plano da Comissão de desenvolver um check-list, a ser seguido, para ser manter as atividades do Conselho dentro das normas. Outro trabalho a ser desenvolvido, segundo Sinnott, é o desenvolvimento de uma simulação, tal como a análise de contas do Tribunal de Contas da União (TCU), para treinar os membros do conselho, servir como aprendizagem e garantia para que os processos ocorram de forma bem-sucedida.


O Coordenador da Comissão de Registro e Fiscalização, o Conselheiro Técnico Industrial Fábio Gross Menger, relatou o andamento da reunião ordinária da Comissão e convidou o componente Técnico Industrial Fábio de Oliveira Almeida para apresentar alguns dos tópicos discutidos na ocasião. Nesse sentido, relatou que primeira fala se deu no sentido de pensar como será a atuação da comissão. Indicou que as análises tem que ser abrangentes, bem colocadas, pois há uma grande seriedade em relação ao profissional, o risco deste e da sociedade, e o trabalho requer responsabilidade, tempo e dedicação. Almeida lembrou que a Resolução Nº 45 do CFT estipula que cada Conselho Regional deve criar seu próprio manual de registro e fiscalização, função que terá de ser desempenhada pela Comissão, após muito trabalho e estudo por parte de todos, o que trará mais autonomia administrativa, agilidade e fluidez na atuação do CRT-RS.


Após os relatos das Comissões, o Plenário e a Diretoria seguiram a reunião com o restante da pauta do dia, onde também fora discutida a participação do CRT-RS no I Seminário Internacional dos Técnicos Industriais, que será realizado no período de 23 a 25 de setembro em Brasília.

0 visualização