O 1º Seminário de Gestão e Governança do CRT-RS ocorreu no dia 23 de junho de 2022, às 9h, no Hotel Continental em Porto Alegre/RS. O evento foi destinado a equipe interna do CRT-RS e teve, como principal objetivo, apresentar, qualificar e orientar os integrantes da nova gestão sobre as atividades da autarquia. O evento foi realizado durante a Sessão Plenária Extraordinária nº 5 de 2022. Estiveram presentes além dos convidados, a diretoria do CRT-RS, os Conselheiros Regionais e funcionários.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos, que saudou a todos e lançou a minuta da programação. Posteriormente o evento recebeu sua primeira palestra intitulada “O papel, as responsabilidades e as obrigações dos Conselhos Profissionais - Sistema CFT/CRT-RS”, apresentada pelo presidente da ANATRICON (Associação Nacional dos Advogados nos Tribunais de Contas do Brasil), Dr. Jaques Fernando Reolon. O especialista em Direito Administrativo analisou e descreveu as funções especiais dos conselhos profissionais conforme consta a lei, bem como as responsabilidades dos dirigentes. Segundo ele, o conselho existe para fiscalizar e ter função legal específica de defender o estado democrático e as instituições: “O cliente dos senhores é a sociedade Brasileira”, ressaltou.
Na sequência, o Conselheiro Regional Flavio Pezzi e a Assessora Jurídica do CRT-RS Paula Fauth, apresentaram a palestra: O Regimento Interno do CRT-RS (apresentação e comentários). À tarde, o Presidente Luiz Antonio Castro dos Santos e o ex-presidente Ricardo Nerbas, discursaram sobre o Projeto de Lei no 039/2020, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A projeto de Lei é uma adaptação a chamada “Lei Kiss”, que inclui o TRT (Termo de Responsabilidade Técnica), do CRT-RS para permitir que os Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul possam exercer sua atividade técnica na elaboração de PPCI. Segundo Ricardo Nerbas, “o Projeto de Lei no 039/2020 é importantíssimo para os técnicos e estamos lutando pela vitória. É necessário que todos estejam na audiência pública no dia 27 de junho de 2022 às 14h, no 3º andar da Assembleia Legislativa para dar apoio a votação do projeto”.
Na sequência, o Gerente-Geral do CRT-RS, Maurício Flores doas Santos e o Assessor Administrativo do CRT-RS, Simei Roberto dos Reis, apresentaram o Planejamento Estratégico e a visão da Gestão do CRT-RS. O restante de evento foi destinado a montagem das novas formações da quatro Comissões Permanentes que integram o Conselho Regional: Comissão de Educação e Exercício Profissional, Comissão de Ética Profissional, Comissão de Tomada de Conta Comissão de Registro e Fiscalização.
Confira abaixo a nova composição das Comissões Permanentes do CRT-RS:
Comissão de Educação e Exercício Profissional
Coordenador: Azildo Bristot
Coordenador Adjunto: Wagner Rosano Alves
Gelso Soares de Brito
Comissão de Ética e Disciplina
Coordenador: Flavio Pezzi
Coordenador Adjunto: Paulo Arce
Sandro Moretti da Silva Pacheco
Felipe Antonio Mainardi
Comissão de Tomada de Contas
Coordenador: Vinicius Gonçalves Sinnott
Coordenador Adjunto: Rodrigo José Gome
Abelmaim Alessandro da Silva
Comissão de Registro e Fiscalização
Coordenador: Fabio Gross Menger
Coordenador Adjunto: Rogério Nunes Lopes
Fábio de Oliveira Almeida
João Abelardo Brito
Comments