• Comunicação do CRT-RS

Seminário do CRT-RS - Qualificação Profissional é realizado em Bagé



No dia 30 de novembro, às 19h, na Câmara dos Vereadores em Bagé (RS), aconteceu o Seminário do CRT-RS - Qualificação Profissional, promovido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul com apoio da Câmara dos Vereadores do município. Estiveram presentes além de membros da Diretoria do CRT-RS e do CFT, representantes de Conselhos Regionais de outros estados, Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais Titulares e Suplentes, convidados especiais, professores, estudantes, sendo aberto ao público geral. Sua realização fez parte da programação do CRT-RS na sua cidade: Semana Especial em Bagé, que ocorreu durante os dais 28 a 30 de novembro na cidade, contando com uma programação variada, além de atendimento do Conselho ao público, com o objetivo de aproximar o CRT-RS dos técnicos industriais, entidades e da sociedade.


A programação do evento contou com diversas falas e palestras. Após a saudação inicial, a abertura foi elaborado pelo Vereador de Bagé e Conselheiro do CRT-RS José Carlos Gularte Ferreira (Caio), que destacou a importância do ensino técnico para a sociedade, que proporciona a independência para todos os sujeitos, auxiliando a criar uma sociedade mais justa pois "a dignidade vem com a capacitação das pessoas com qualificação" afirmou. Ferreira ressaltou que é missão do Conselho "habilitar os profissionais técnicos industriais", disse e, em seguida, agradeceu aos professores e as escolas que auxiliam na formação destes profissionais. Após, cedeu a palavra ao vice-presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos, que exaltou o sucesso do evento na cidade de Bagé, garantindo que irá ser expandido para novos municípios do Estado: "Vamos andar pelo RS mostrando o Conselho na sua Cidade". Afirmou ainda que o CRT-RS é uma autarquia importante cujo objetivo também é proteger a sociedade, isto é, a extensão do povo gaúcho. "Os Conselhos não podem esquecer seu compromisso com a sociedade brasileira, que não é apenas tratar de uma questão específica", completou. Após sua fala, Castro realizou uma palestra apresentando o Conselho Profissional, relatando seus objetivos e contando a história da regulamentação dos Técnicos Industriais no Brasil.


O Presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Wilson Wanderlei Vieira, realizou sua fala. Vieira sintetizou o papel do Conselho Profissional e destacou as conquistas do Sistema CFT/CRTs que mesmo em tempos atípicos colaborou para os Técnicos Industriais não pararem de trabalhar, com uma previsão orçamentária que não só se manteve como cresceu durante este período. "O Conselho valoriza a profissão do Técnico Industrial", finalizou. O Presidente do Sindicato do Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (SINTEC-RS), César Augusto Silva Borges, agradeceu aos presentes e defendeu a importância do Sindicato aos profissionais, se colocando à disposição. "Se me pedirem para definir qual é a missão do SINTEC-RS eu diria que é cuidar dos Técnicos Industriais e cuidar é estar ao lado", explanou.


Posteriormente, deu-se início as palestras das instituições de ensino do município convidadas a Escola Frei Plácido e a IFSul - Campus Bagé. Sérgio Rodrigues, Coordenador do Curso de Mecânica da Escola Frei Plácido, realizou uma apresentação, exibindo um documentário sobre a instituição, realizado por alunos de jornalismo da UNIPAMPA. A instituição nasceu em Bagé no final dos anos 50 e em 1961 se tornou uma escola industrial. Rodrigues evidenciou a importância dela na região, afetando diretamente a vida das pessoas e ressaltou a necessidade de "preparar jovens de escolas estaduais para o mercado de trabalho, contribuindo para a comunidade".


A instituição IFSul - Campus Bagé foi apresentada por meio da fala de sua Diretora Geral, a Professora Giulia D'Avila Vieira. Giulia expôs o quanto o Ensino Técnico transforma e como é necessário uma "resistência em manter o Ensino Técnico no país", principalmente em face das dificuldades enfrentadas pelo pouco investimento da área. "É o momento de nos fortalecermos enquanto Técnicos Industriais em nossas regiões onde estamos inseridos e promover transformações a todos sujeitos". A Diretora elogiou a iniciativa do Conselho de buscar contato com as escolas pois normalmente a busca pelo contato vem por parte das instituições. "Educação e conhecimento transforma e traz a oportunidade para todas as pessoas. Se existe uma bandeira ela é a educação", finalizou. Em seguida, o Coordenador do Curso Técnico de Informática da IFSul - Campus Bagé, Professor Diego Porcellis, realizou uma explanação sobre o curso, demonstrando as áreas de atuação, projetos executados e as oportunidades advindas da formação.


Após as palestras, Sônia Trindade, Diretora da Escola Frei Plácido, saudou aos presentes e agradeceu a todos. "Ficamos felizes sabemos que podemos ir até o Conselho e daqui para frente mais caminhos serão trilhados", disse. "Queremos mostrar que nossos alunos estão no mercado de trabalho e são profissionais competentes", finalizou. Em seguida, a palavra foi aberta ao público e o evento foi finalizado com o agradecimento de Castro, que lembrou novamente como se faz necessária a ação de uma resistência em prol do Ensino Técnico no País.


96 visualizações0 comentário