top of page
  • Foto do escritorComunicação e Marketing

21 de março | Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data escolhida faz referência à alteração genética no par 21 de cromossomos, que no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares, por isso 21/3.

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS) destaca a relevância da data para a conscientização da população sobre a inclusão e reforça a importância de ações afirmativas em busca de equidade de oportunidades educacionais, sociais e profissionais para todos.


Cuidados especiais


É importante que bebês e crianças com Síndrome de Down tenham acompanhamento clínico periódico e que realizem exames com a finalidade de diagnosticar o quanto antes eventuais alterações cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas ou visuais.  O tratamento precoce é essencial.

As crianças com síndrome de Down devem ser estimuladas desde o nascimento para que tenham maior capacidade cognitiva de vencer as limitações impostas pela sua condição genética. Por possuírem necessidades específicas de saúde e aprendizagem, é primordial a atenção permanente dos pais e responsáveis, bem como a assistência profissional multidisciplinar.


Todos juntos pelo fim do preconceito


É necessário destacar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa. Zelar pelos direitos das pessoas com Síndrome de Down é dever de todos nós. Nos somamos à luta contra o preconceito e a discriminação com o objetivo de tornar o mundo um lugar acolhedor para as pessoas com Síndrome de Down.


 

 

 

14 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page