CEN centraliza comunicação e define canais oficiais de divulgação
- Comunicação e Marketing

- há 4 dias
- 2 min de leitura
Alinhamento do processo de Eleições do Sistema CFT/CRTs para garantir transparência, segurança jurídica e uniformidade das informações

Formalização da estrutura de comunicação para as Eleições do Sistema CFT/CRTs
Com o objetivo de garantir transparência, segurança jurídica e uniformidade das informações, a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) formalizou a estrutura de comunicação para as eleições gerais do Sistema CFT/CRTs. A medida, estabelecida pela Deliberação CEN/CFT nº 04/2026, ratifica o Portal das Eleições como o canal oficial e primário para todas as publicações relativas ao pleito. Nos termos do artigo 4º do documento, qualquer comunicação realizada fora dos veículos oficiais listados não terá validade jurídica nem eficácia para fins eleitorais.
A decisão fundamenta-se na Resolução CFT nº 277/2025, que aprova o Regulamento Eleitoral e atribui à CEN a competência para organizar e executar o pleito. Essa centralização visa aplicar os princípios de eficiência e compliance, assegurando que as informações observem as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e possuam integridade garantida por certificação digital.
Comunicação integrada – A comunicação dos Conselhos Regionais de Técnicos Industriais (CRTs) também estão integradas ao trabalho de divulgação das Eleições do Sistema CFT/CRTs e publicam os mesmos conteúdos nacionais em seus portais e redes sociais.
Sob a coordenação da assessoria de comunicação e marketing do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), as equipes regionais integram a estratégia que visa disseminar informações claras e objetivas aos mais de 880 mil profissionais registrados em todas as regiões do Brasil.
Portal das Eleições – A plataforma foi desenvolvida por uma empresa especializada, utilizando tecnologia avançada para garantir segurança, transparência e eficiência na rastreabilidade dos dados. Por meio de login e senha individuais, a CEN e as Comissões Eleitorais Regionais (CERs) têm acesso ao painel administrativo para a publicação de editais, deliberações e atas.
Na última reunião, a CEN aprovou a redação dos 34 editais de convocação das Eleições do Sistema CFT/CRTs. Tais documentos serão veiculados, primeiramente, no Diário Oficial da União (DOU), com previsão de publicação até o final de janeiro.
O pleito prevê a disputa por 289 cargos de conselheiros regionais, 27 conselheiros federais, 80 cargos de dirigentes regionais e 5 cargos de dirigentes federais. Os mandados serão de quatro anos: 2026 a 2030. O calendário eleitoral será publicado no Portal das Eleições, no mesmo dia da publicação no DOU.
Acesse o Portal das Eleições.
Fonte: Texto elaborado a partir de informações apuradas junto ao CFT










