Conexões, parcerias e oportunidades marcaram a participação do CRT-RS na Fiema 2025
- Comunicação e Marketing
- há 15 horas
- 2 min de leitura

O espaço do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS) foi um dos destaques da Fiema 2025, consolidando-se como ponto de encontro para técnicos industriais, estudantes, professores e demais participantes da feira internacional realizada em Bento Gonçalves, entre os dias 20 e 22 de maio.
Durante os três dias de evento, o estande 54 recebeu centenas de visitantes e se tornou um espaço de diálogo e integração da comunidade técnica. Representando o Conselho, estiveram presentes o presidente Luiz Antônio Castro dos Santos, o vice-presidente Elemar Schneider, a diretora administrativa Cleusa Maria Machado Cunha e o diretor financeiro João Francisco Silveira Martins.
O Conselho prestigiou todos eventos de grande relevância da programação, como o Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, o Seminário de Construções Sustentáveis, o Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária e debates sobre biogás, energia a partir de resíduos e o Energiplast.

A participação na feira foi avaliada como extremamente positiva pela diretoria do CRT-RS. “A Fiema oferece, além de conhecimento, muitas conexões e fortalece o desenvolvimento de parcerias. É um verdadeiro polo de oportunidades”, destacou o presidente Castro que participou de todos os eventos paralelos. Ele informou que o CRT-RS iniciou tratativas visando aumentar o número de profissionais técnicos em empresas da área ambiental e energias renováveis.
Para o vice-presidente Elemar Schneider, a Fiema é um verdadeiro drive de conhecimento. “Aqui, encontramos na prática o que a academia propõe. Inovações, soluções inteligentes e tecnologicamente avançadas para os desafios da indústria. É um espaço essencial para networking”, afirmou.
O diretor financeiro João Francisco Martins reforçou a importância do CRT-RS para a valorização dos profissionais técnicos. Já a diretora administrativa Cleusa Cunha observou que a visita aos estandes mostrou a relevância do Conselho para o setor empresarial. “Durante uma visita institucional, verificamos que as empresas realmente valorizam a atuação do CRT-RS e priorizam a contratação de profissionais regularizados, o que garante mais qualificação e segurança”, pontuou.
Pelo segundo ano consecutivo, a Fiema contou com o Arena de Inovação, um espaço dedicado a mais de 30 startups e com programação aberta ao público, incluindo talks, painéis e pitches. O presidente e o vice do CRT-RS também visitaram o local, reforçando o compromisso do Conselho com a inovação e o desenvolvimento do ecossistema tecnológico.
Também marcaram presença na Fiema 2025 o conselheiro Azildo Bristot e os conselheiros suplentes Mário Fernando Schmidt da Silva, Daniel Schuaste e Marlon da Costa, ampliando a representação institucional do CRT-RS no evento.