top of page

CRT-RS comemora lançamento do programa Partiu Futuro, Jovem Aprendiz Escolas Técnicas

  • Foto do escritor: Comunicação e Marketing
    Comunicação e Marketing
  • 4 de abr.
  • 2 min de leitura

Promover a conexão entre profissionais qualificados e as demandas do mercado de trabalho é uma causa importante para o Conselho de Técnicos Industriais do RS - CRT-RS. Por isso, ao participar da apresentação do programa Partiu Futuro: Jovem Aprendiz Escolas Técnicas, o presidente do CRT-RS, Luís Antônio Castro dos Santos, e o gerente geral, Paulo César Maciel, comemoraram a iniciativa do Governo do Estado.  Trata-se da oferta de Programas de Aprendizagem Profissional pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, que atua como entidade qualificadora, tendo como finalidade promover a inclusão produtiva da juventude gaúcha, e é direcionado para alunos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de educação. 



O evento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira  (03-04) na Pontifícia Universidade Católica do RS - PUCRS, teve a participação  de empresas, integrantes das diretorias de escolas técnicas, professores embaixadores, entidades qualificadoras e jovens aprendizes que compartilharam as experiências práticas do primeiro semestre de contratações através do Programa. 


Em fase de implementação, o Programa piloto já conta com sete escolas técnicas do Estado habilitadas que têm a oportunidade de contribuir com a formação profissional de alunos dos cursos técnicos contratando-os como aprendizes, estabelecendo conexão entre trabalho e estudos e gerando renda para os alunos.



Para o presidente Castro, o programa possibilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho desde cedo. “É uma grande oportunidade para os alunos das escolas técnicas que têm uma dificuldade muito grande de acesso ao mundo de trabalho. O programa facilita esta conexão direta e gera renda para alunos e suas famílias, mas também é benéfico para as empresas, pois, aderindo ao Partiu Futuro, a empresa atende sua obrigação legal de cumprimento da cota de aprendizagem, reduz custos de contratação,  e qualifica profissionais que podem ser efetivados como parte do quadro de colaboradores ao fim do contrato de aprendizagem”.


O evento foi prestigiado pelo vice-governador do RS, Gabriel Souza, que comemorou as mais de 154 empresas inscritas para o evento e que manifestaram interesse na contratação. “Elas poderão contar com mão-de-obra de alta qualidade formada pelas nossas escolas”. Segundo ele, o programa vem em um momento difícil no qual o RS sofre com uma importante queda demográfica na faixa etária de jovens. “É preciso melhorar a qualidade do nosso capital humano, investindo na qualificação para atender ao mercado de trabalho disruptivo”, disse.


Já a secretária Adjunta da Secretaria de Educação do RS, Stefanie Eskereski, ressaltou que o programa é um grande avanço no objetivo de transformar a forma de fazer educação no estado. E o superintendente da Educação Profissional - Suepro, Tomás Collier, explicou que o Programa Partiu Futuro é uma política pública que conecta o trabalho à educação. e promove a inclusão produtiva com foco na população jovem.




 
 

Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul

Avenida Borges de Medeiros, 328 - Sala 163 - Porto Alegre/RS

(51) 3014 9300, 0800 191 2319 - CNPJ 32.533.415/0001-17

bottom of page