Eleições do Sistema CFT/CRTs no âmbito do CRT-RS
- Comunicação e Marketing

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Para o quadriênio 2026-2030, no CRT-RS serão eleitos a diretoria executiva e 15 conselheiros regionais, com seus respectivos suplentes; no mesmo pleito, os profissionais registrados também deverão votar para a nova diretoria do CFT e os conselheiros federais – titular e suplente – que representarão seu respectivo estado no Plenário Deliberativo federal

No dia 28 de janeiro de 2026, foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) e no Portal das Eleições, os 34 editais de convocação das Eleições Sistema CFT/CRTs. Os documentos oficializam o início do processo eleitoral e estabelecem as regras e o calendário para a escolha de novos dirigentes e conselheiros do conselho de classe que abrangem o Distrito Federal e os 26 estados brasileiros.
Os Editais de Convocação CEN/CFT nº 027/2026 e 028/2026 versam, respectivamente, sobre a eleição da diretoria executiva e dos 15 conselheiros regionais, com seus respectivos suplentes, para compor o Plenário Deliberativo no âmbito do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS).
Os Editais de Convocação CEN/CFT nº 001/2026 e 002/2026 tratam sobre o processo eleitoral para a escolha de dirigentes e conselheiros do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). Uma das 27 vagas do Plenário Deliberativo federal deverá ser ocupada por uma Técnica ou Técnico Industrial, com domicílio no Estado do Rio Grande do Sul, com seu respectivo suplente.
A publicação dos editais também fixa a data da votação online, que se iniciará às 12 horas do dia 21 de maio e terminará às 11h59 do dia 22 de maio de 2026 – horário de Brasília.
Estrutura – Todas as regras e procedimentos do processo eleitoral são regidos pela Resolução CFT nº 277/2025 e por deliberações da Comissão Eleitoral Nacional (CEN).
A CEN coordena, orienta e fiscaliza o processo eleitoral em âmbito nacional, garantindo a aplicação uniforme das normas. O trabalho regional é executado pelas Comissões Eleitorais Regionais (CERs), que executam e conduzem o processo eleitoral em cada um dos 16 CRTs, observadas as diretrizes da
CEN e a regulamentação vigente.
O voto 100% online será secreto e executado diretamente na plataforma Webvoto, de maneira a propiciar mais acessibilidade e ampliar a participação dos profissionais técnicos de todo o país. Após digitar o respectivo CPF e validar a data de nascimento, o eleitor deverá escolher a opção para receber a senha de acesso (e-mail ou SMS), conforme dados cadastrais registrados no SINCETI. Dados divergentes impedem a votação.
Lembre-se que votar é um direito que assegura um processo eleitoral representativo e consolida a democracia no Sistema CFT/CRTs, sendo também uma obrigação prevista na legislação federal.
Seu voto é o mais importante instrumento de participação e transformação do seu futuro profissional.
Acesse as informações pertinentes ao CRT-RS no Portal das Eleições.










