• Comunicação do CRT-RS

Instituto Marcílio Dias comemora 100 anos de fundação

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais – CRT-RS parabeniza a instituição, fundada 2 de setembro de 1922, pela formação de Técnicos em Edificação.



Uma escola centenária e com muitas histórias para contar. É assim que podemos definir o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, que, neste ano, completa 100 anos na construção da educação torrense e, sobretudo, na formação de técnicos em edificação.


Criada através do Decreto nº 2.958, de 31 de março de 1922, o então Grupo Escolar da Vila de Torres, foi inaugurado em 2 de setembro de 1922, tendo como seu primeiro diretor professor Carlos Alexandre Schilling. Em 1940, com o decreto nº 91, de julho, a escola passou a se chamar Grupo Escolar Marcílio Dias, figura heroica da Marina da Marinha de Guerra do Brasil, no período Imperial.


A Instituição, dirigida pela professora Ilca Cleusa do Amaral Pinto, conta com mais de 1200 alunos matriculados nos cursos e de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Normal Médio. O destaque é para a formação de Técnico em Edificações, cujo curso passou a ser oferecido a partir de 1984 e tem por objetivo preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adotada na ocupação do solo, tendo por premissa o respeito e a preservação ambiental.

Segundo a coordenadora pedagógica do Curso Técnico em Edificações, professora Patrícia Hendler Carlos Becker, hoje, a instituição possui 30 alunos divididos em 3 turmas. “Neste segundo semestre estamos recebendo mais 25 alunos para iniciar o primeiro semestre do curso de Edificações”, afirma.


A diretoria Ilca, afirma que a maioria dos alunos atuam nas construtoras da cidade e em escritórios de arquitetura. “O nosso Curso Técnico em Edificações é muito importante para a formação de profissionais habilitados assinar plantas de até 80m² formando alunos do mais alto nível”, comemora a educadora.


Para o professor Leandro Machado dos Santos, que é Técnico em Edificações formado na própria IEE Marcilio Dias, no início dos anos 90, Arquiteto Urbanista, foi a sua formação técnica que lhe proporcionou trabalhar na área possibilitando cursar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo. “O Técnico em Edificações sempre foi um curso profissionalizante, voltado a prover conhecimento teórico e prático do dia a dia das obras, o que é muito valorizado pelo mercado, mas também prepara os alunos com conhecimentos técnicos que facilitam o aprendizado nas faculdades de engenharia civil e arquitetura e urbanismo”, afirma Leandro. Como professor, ele diz que o legado da IEE Marcílio Dias está em formar profissionais qualificados que representem com excelência do curso. ‘Há 30 anos do meu ingresso no curso Técnico em Edificações posso garantir que esses conhecimentos aprendidos no Marcílio Dias podem mudar para melhor a vida dos alunos e da sociedade de Torres e região”, finaliza.




Estudante do curso de Técnico em Edificações, Rafael Lima de Almeida, destaca a oportunidade de que está tendo de poder sair com uma profissão técnica. “O curso é extraordinário, os professores são incríveis e a utilização de metodologias inovadoras com aulas expositivas garantem qualidade ao nosso curso”, argumenta.


O Conselho Regional dos Técnicos Industriais, através do seu presidente, Luiz Antonio Castro dos Santos, destaca a importância do Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, sobretudo a qualidade do curso de Técnico em Edificações oferecido pela instituição há 38 anos. “Em nome do CRT-RS quero parabenizar o Instituto, a direção, professores, alunos e ex-alunos, pelos 100 anos de história, muitos deles dedicados ao ensino técnico de qualidade”, finaliza o presidente.

23 visualizações0 comentário