top of page
  • Foto do escritorComunicação e Marketing

Outubro Rosa: Saiba como se prevenir



Do dia 1 ao dia 31 deste mês ocorre a campanha internacional chamada Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para melhor tratamento de câncer de mama. É importante neste processo que estejamos todos atentos a alguns sinais e pequenos exercícios de prevenção que podem ser facilmente realizados, que podem auxiliar na prevenção a este tipo de doença. O auto-exame é uma das ações mais divulgadas pela campanha. Confira algumas dicas abaixo.


O auto-exame deve ser realizado todos os meses. Uma possibilidade é fazê-lo sete dias após a menstruação, para evitar a fase de mais tensão da mama. Caso a pessoa esteja na menopausa, é interessante manter um dia anotado no calendário para se lembrar mais facilmente.


Esta prática divide-se em duas partes. Na primeira, destaca-se a observação. Coloque-se em frente a um espelho e observe as suas mamas, buscando sinais tais como: pele casca de laranja; assimetria excessiva; vermelhidão; líquido no mamilo, entre outros que fujam da normalidade.


A segunda fase consiste na palpação da mama. O ideal é que descubra uma posição boa para realizá-la, mantendo-a sempre a mesma para que a comparação seja mais fácil. Indica-se, por exemplo, colocar-se em pé, com uma mão na nuca e a outra a analisar a mama no sentido dos ponteiros do relógio, de fora para dentro, incluído o mamilo e a axila, para ver se identifica alguma anormalidade ou diferença.


Se detectar algo, busque um médico. Lembre-se que mesmo realizando o exame mensalmente é importante realizar consultar à ginecologia e outras especialidades relacionadas. Outro fato para nos atentarmos é o de que o auto-exame também pode ser realizado pelo homem, uma vez que 1% de todos os diagnósticos deste tipo de câncer ocorre no sexo masculino.


23 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page