top of page
  • Foto do escritorComunicação e Marketing

Sistema CFT/CRTs: Técnicos Industriais elegem novos representantes em todo o Brasil

* Via Comunicação CFT



Profissionais habilitados e em situação de regularidade devem comparecer nos locais de votação até às 19h desta terça-feira (26). Urnas estão disponíveis em todos os estados para escolha das novas diretorias executivas e membros dos colegiados de nove regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, além dos 27 integrantes do Plenário federal. Não haverá eleição para diretoria executiva do CFT.


Técnicos industriais de todo o Brasil votam nesta terça-feira (26) para eleger as novas diretorias executivas e os colegiados de nove regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, além dos 27 integrantes do Plenário federal. Não haverá eleição para escolha da diretoria executiva do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), pois nenhuma chapa restou habilitada.


Outra alteração no processo eleitoral do Sistema CFT/CRTs ficou por conta do cancelamento das eleições regionais no CRT-01 (Distrito Federal, Goiás e Tocantins); CRT-05 Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), CRT-06 (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima ) e dos regionais dos estados do Paraná (CRT-PR) e Santa Catarina (CRT-SC). Após deliberação do Plenário o CFT anulou os desmembramentos do CRT-01 e CRT-04, que deram origem aos regionais extintos


Falta de chapa habilitada

Na manhã desta terça-feira (26) a CEN publicou deliberação que dispõe sobre a falta de chapa habilitada ao voto para a diretoria executiva do CFT. O documento assinado pelo coordenador Sérgio Luiz Leão, pelo adjunto Francisco das Chagas de Farias Mesquita e pelo membro titular Eannes Barros Soares Júnior, orienta que as mesas escrutinadoras não deverão totalizar os votos anotados nas cédulas eleitorais para a diretoria do CFT. A validade da cédula será mantida e os votos contabilizados apenas para as chapas e candidaturas regionais, assim como para as 37candidaturas que disputam as 27 vagas do Plenário federal.


Transparência e democracia

O presidente do CFT, Wilson Wanderlei Vieira, lamenta o fato de nenhuma chapa estar habilitada para disputar o comando da autarquia federal. O técnico em edificações que preside o CFT desde 2018, reitera que o processo eleitoral foi democrático, transparente e que todos os profissionais habilitados tiveram a oportunidade de se inscrever para o pleito. “Infelizmente, alguns que pouco contribuem para o fortalecimento da nossa categoria, inclusive em situação de inadimplência, tentaram burlar o regulamento eleitoral e acabaram impedidos de concorrer. Lamentamos a judicialização do processo, mas acreditamos que apesar dos transtornos, teremos disputas limpas nos campos dos regionais e do plenário federal, enquanto aguardamos para tomada de posição sobre o futuro da diretoria do CFT”.


Serviço

Quem vota? Técnicos industriais em situação de regularidade no Sistema CFT/CRTs.

Onde votar? Nos locais de votação publicados nos portais oficiais de cada regional.

Como justificar ausência? Técnicos industriais terão 180 dias para justificar o não exercício do direito ao voto. Ferramenta para justificativa está em desenvolvimento.


30 visualizações0 comentário
bottom of page