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Técnico em Pauta destaca o protagonismo do ensino técnico na 27ª ExpoSchmidt

  • Foto do escritor: Comunicação e Marketing
    Comunicação e Marketing
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Um eventos educacionais mais tradicionais de São Leopoldo, a 27ª ExpoSchmidt, feira de iniciação científica da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, foi destaque no programa Técnico em Pauta desta segunda-feira (3), transmitido pelo Portal Berlinda. O CRTRS, que estará presente na feira, pautou o tema sob a coordenação do presidente, Luiz Antonio Castro, que participou do programa ao lado da professora e vice-diretora da escola, Iula Roberta de Ávila. Iula atua há 38 anos na instituição e acompanhou todas as transformações da feira desde sua primeira edição.


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Para o presidente Luiz Antonio Castro, a valorização do técnico começa ainda na escola, com incentivo à criatividade e à prática profissional.

“A valorização profissional não é só depois que o técnico se forma. Começa antes, quando ele tem a oportunidade de criar, experimentar e apresentar suas ideias”, destacou.

O dirigente reforçou que o CRT-RS busca apoiar e divulgar iniciativas que despertem o protagonismo dos estudantes, como feiras científicas, gincanas e exposições tecnológicas.

Ressaltou o papel das feiras na conexão entre educação e mercado de trabalho.


A professora Iula Roberta de Ávila destacou o papel do CRT-RS e de outras instituições parceiras na consolidação da feira e na valorização da formação técnica. “É um resultado que mostra a força da nossa educação técnica. E tudo isso só é possível com apoio de entidades como o CRT-RS, o Sindimetal e a Fundação Liberato. Sem essas parcerias, seria inviável levar nossos alunos a eventos fora do Estado”, afirmou.


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Ela lembrou que muitos dos projetos apresentados pelos alunos nascem de situações reais do cotidiano, como desafios vividos em estágios, na comunidade ou dentro de casa — e se transformam em soluções práticas que unem conhecimento técnico e sensibilidade social. “Durante a pandemia e nas enchentes, vimos muitos projetos voltados para saúde, prevenção e monitoramento ambiental. São temas que mostram a sensibilidade dos jovens e o quanto a escola técnica pode contribuir com soluções sociais”, destacou a professora.


Ao comentar os desafios enfrentados pelas escolas técnicas, Castro reforçou a necessidade de políticas públicas consistentes que priorizem a educação profissional como motor de desenvolvimento. “As administrações municipais e estaduais precisam olhar para o ensino técnico como investimento estratégico. Cada técnico formado é um profissional pronto para o mercado e isso gera desenvolvimento para o Estado inteiro”, destacou o presidente.

 
 

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