Edital de concurso da CODECA é retificado após manifestação do CRT-RS
- Comunicação e Marketing
- 17 de jul.
- 1 min de leitura
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS) obteve uma importante vitória em defesa dos profissionais técnicos. Após manifestação formal enviada à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA), o edital do Concurso Público 001/2025 foi retificado, corrigindo informações relacionadas aos requisitos para provimento do cargo de Técnico em Eletrônica Automotiva.

A versão original do edital exigia, equivocadamente, o registro no CREA-RS como requisito mínimo para o cargo. No entanto, conforme a legislação vigente, esse profissional deve estar regularmente registrado junto ao Conselho que fiscaliza sua atividade específica, que é o CRT-RS.
A retificação publicada oficialmente alterou os requisitos do cargo, reconhecendo o CRT-RS como o conselho de fiscalização profissional competente para o exercício da função. Com isso, os profissionais da área passam a ter assegurado seu direito de participar do concurso com base na formação técnica correspondente e no devido registro profissional.
Essa conquista reforça o compromisso do CRT-RS com a valorização, a legalidade e a defesa das atribuições dos técnicos industriais, além de garantir a lisura dos processos seletivos em conformidade com a legislação vigente.