top of page
  • Foto do escritorComunicação e Marketing

Porto Alegre sediará um dos principais eventos do setor elétrico no país

Com apoio do CRT-RS, a 46ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico, reunirá, entre os dias 15 e 16 de maio, os maiores especialistas do segmento para debater tendências e desafios do mercado de eletricidade

 

Considerado o ponto de encontro do setor elétrico, a 46ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE Região Sul, ocorrerá na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,  entre os dias 15 e 16 de maio de 2024. Organizado pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos principais grupos de comunicação especializados do segmento, o evento é voltado a toda a cadeia de energia elétrica do Rio Grande do Sul e região, com debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e as novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o setor elétrico brasileiro.

 

Durante os dois dias de Congresso, a 46ª edição do CINASE deverá contar com a participação de mais de 60 palestrantes, entre especialistas renomados do universo das instalações elétricas, provedores de tecnologia e de profissionais, além de dirigentes de empresas e instituições do setor elétrico, sediadas no estado do Rio Grande do Sul e região.

 


Além do conteúdo de alta qualidade técnica, o evento conta ainda com uma área de exposição com mais de 30 empresas do setor elétrico, entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviço. Somados, congresso e feira de negócios, os ambientes proporcionam um ecossistema ideal para atualização profissional, realização de negócios e muito networking.

  

"Criado em 2010, o CINASE tem viajado por diferentes estados brasileiros, ao menos quatro vezes ao ano, com o objetivo de disseminar informações técnicas do setor elétrico, agregadas ao conhecimento que cada Estado tem a oferecer. Com este formato itinerante, o evento se consolidou como um dos mais relevantes para o segmento no país, a partir de debates e palestras que tratam sobre as principais novidades e as novas tecnologias da cadeia elétrica nacional e internacional, além de discutir questões normativas do universo da eletricidade", explica o diretor do grupo O Setor Elétrico, Adolfo Vaiser.

 

Nesta edição, serão discutidos temas que estão na agenda dos principais players do setor elétrico, dentre eles: os desafios da distribuição de energia elétrica no contexto dos recursos energéticos distribuídos; o mercado de energia solar fotovoltaica no Rio Grande do Sul; o novo mercado solar – da GD ao mercado livre de energia; o hidrogênio verde (H2V) como estratégia para a mobilidade na transição energética; infraestrutura de redes elétricas para implementação do H2V; redes subterrâneas de energia elétrica e os avanços na segurança e produtividade; eficiência energética no contexto da Indústria; o setor elétrico, ESG e a  indústria no RS; indústria 4.0, IoT e aplicações na área elétrica; entre outras pautas de discussões técnicas.

 

Os temas mencionados serão debatidos por profissionais de alto nível técnico e por executivos de instituições e empresas que são os verdadeiros formadores de opinião do Setor Elétrico. Entre as instituições em empresas apoiadoras do evento, estão o CREA/RS; UFRGS; PUC-RS; SENAI; Sindenergia-RS; ABEE-RS; CRT-RS; Filippon Engenharia; Noale Energia; Escola de Engenharia da UFRGS; Unisinos; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; EGE Engenharia Elétrica; ABT Materiais Elétricos; dentre outras instituições e empresas de engenharia elétrica.

 

Edições de 2024 – Em 2024 serão realizadas quatro edições do CINASE. Além de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 15 e 16 de maio, o evento passará também por Recife/PE (14 e 15/08), Vitória/ES (2 e 3/10), e Brasília, entre os dias 6 e 7 de novembro de 2024.

 

Em 2023, o CINASE passou pelo Rio de Janeiro/RJ, no mês de maio, Belém/PA, no mês de julho, Fortaleza/CE, em setembro, e Curitiba/PR, em outubro, recebendo, em cada uma das edições, um público qualificado médio de 1.200 profissionais. A expectativa para a edição de Porto Alegre é atrair um número ainda maior de profissionais, entre representantes de concessionárias locais, indústrias, empresas de engenharia e de instituições públicas.

 

Prêmio O Setor Elétrico


Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade e segurança da engenharia elétrica, foi criado, em 2018, o Prêmio O Setor Elétrico. Realizado sempre na véspera de cada edição do CINASE, a premiação é dividida em cinco categorias: Inovação Tecnológica; Instalações Elétricas; Projeto Luminotécnico; Pesquisa & Desenvolvimento; e Energias Renováveis.

 

"A proposta do Prêmio é incentivar o respeito às normas técnicas e ao desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes para as instalações brasileiras. A avaliação dos projetos é feita por um grupo de jurados reconhecidos no segmento, e a premiação se destina, entre outros públicos, a universidades, concessionárias de energia, centros de pesquisa, instalações elétricas comerciais e industriais, grandes indústrias, empresas de engenharia, consultorias e projetos locais", ressalta o coordenador técnico no CINASE, Prof. Danilo de Souza. Para mais informações sobre as categorias, regulamento e os prazos de inscrição, acesse o portal https://premioose.com.br/.

64 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page